quinta-feira, 17 de julho de 2008

Lucas Avila é bi-campeão brasileiro


No último domingo, em Londrina, o viamonense Lucas Avila venceu o Campeonato Brasileiro Juvenil de Taekwondo. Em agosto, ele participará do Brasileiro adulto

Lucas André Avila da Silva é um viamonense que pratica Taekwondo. Até aí tudo bem, ainda mais para quem conhece seu irmão, multi-campeão, um dos mais conhecidos professores da arte na cidade, o Sebastião Junior, popular Tião. A novidade é que no último domingo, na cidade de Londrina, no Paraná, Lucas conquistou seu bi-campeonato Brasileiro da modalidade. Em sua categoria, ele é o melhor lutador do Brasil pelo segundo ano consecutivo.
A competição reuniu mais de 1000 lutadores, divididos em três categorias. Em sua categoria, juvenil, ele lutou três lutas e venceu as três.
Lucas começou a praticar o taekwondo aos quatro anos de idade, e agora com 17, já colhe muitos frutos de uma carreira verdadeiramente vencedora a muitos anos. O seu treinador é o mestre Olzemir Machado. Lucas estuda no Colégio Celia Flores e está na 2ª série do ensino médio.
As próximas disputas, e possivelmente títulos, são na categoria adulto, onde já está classificado para o Campeonato Brasileiro, que será disputado no Rio de Janeiro, no último final de semana de agosto.
SOCIAL - Além de muitos títulos, Lucas passa seus ensinamentos junto com seu irmão Tião, a pessoas carentes, em aulas gratuitas no Centro Municipal de Cultura e Esporte Dr. Carlos Pinto Mennet, todas as terças e quintas-feiras das 20h às 22h. Lá, ele conta com mais de 20 alunos carentes. “O esporte é uma filosofia de vida, é muito gratificante passar adiante um pouco do que sei de taekwondo”.
FORÇA - Lucas conta com um apoio muito especial da Academia Yumi, localizada no centro de Viamão. Lá, além de todos os seus treinamentos físicos, a empresa colabora com alguns custos, que um atleta de alto nível possui.
O atleta recebe da Federação Gaúcha de Taekwondo uma ajuda. Na sede da entidade, na capital Gaúcha, Lucas treina cinco dias por semana, por cerca de duas horas cada treinamento. Lucas fala da importância da conquista:
“Para mim é muito importante, pois é o último ano que tenho idade para disputar na categoria juvenil. Foi ótimo vencer para o Estado a nossa cidade”, conta Lucas.
Sobre o futuro na modalidade, Lucas fala sobre seus projetos: “Quero lutar o Campeonato Brasileiro no final de agosto, e a partir daí participar de uma forte pré-temporada na Europa, para voltar em 2009 em busca de títulos na categoria adulto”. Em 2010 o viamonense bom de briga, participará das Olimpíadas Juvenis, na Cingapura. “No ano passado fiquei em quarto na seletiva panamericana, em 2009 vamos tentar garantir a vaga novamente”, finaliza Lucas

Nenhum comentário: