sexta-feira, 6 de março de 2009

Um joga no Juvenil do Inter, o outro no Sub-14 do Grêmio. Este são os filhos do ex-lateral direito campeão do mundo pelo Grêmio, o viamonense Paulo Ro



Filhos do ex-lateral campeão do mundo pelo Grêmio, o viamonense Paulo Roberto, Matheus e Lucas defendem a dupla Gre-Nal. Ele diz que em casa não tem rivalidade


O futebol é um dos esportes mais apaixonantes do mundo. Famoso por manter rivalidade dentro e fora das quatro linhas, especialmente aqui no Rio Grande do Sul, terra de clássico Gre-Nal, uma das maiores rivalidades do mundo dentro do futebol.
Mas a rivalidade entre o azul e o vermelho é um pouco diferente em uma casa aqui de Viamão, do ex-lateral direito Paulo Roberto Costa, campeão mundial em 1983 pelo Tricolor da Azenha. Seguindo os passos do pai, os jovens Matheus Costa, de 17 anos, e Lucas Costa, 13, trilham os seus caminhos nas categorias de base da dupla Gre-Nal, cada um de um lado, tudo com o apoio do hoje empresário de futebol, que acompanha de perto o início da carreira dos meninos. “Não existe rivalidade entre eles aqui em casa. Cada um joga onde se sente bem, e isso é muito saudável no futebol. Eles são muito profissionais e sabem que no futuro podem vir a jogar em outras equipes”, afirmou Paulinho.
Matheus joga no meio-campo. Fã de Kaká e Hernanes, está prestes a assinar seu primeiro contrato profissional com o Grêmio. Ele não esconde sua expectativa para realizar o sonho de defender o clube onde seu pai fez história e levantou o principal título dos mais de 100 anos do tricolor. “Eu sempre quis jogar futebol. Para mim, é uma felicidade poder jogar em um time grande, onde meu pai foi campeão do mundo. Ele sempre nos apóia, e isso é muito importante para quem está começando. Espero ter sucesso nos gramados como ele teve”, comentou o garoto viamonense.
Lucas é atacante e já foi artilheiro em algumas competições que disputou. Fã de Cristiano Ronaldo, com quem tem até foto quando foi assistir com o pai o jogo entre Brasil e Portugal em Brasília no ano passado, ele destaca que o apoio do pai e do irmão tem sido fundamental para que alcance suas metas. “Ter um pai que jogou futebol é importante porque ele assiste a nossos jogos e sempre nós dá palpites e orientações técnicas e táticas. A gente segue o que ele diz porque ele tem moral. Foi campeão do mundo, né?”, ressaltou orgulhoso, o pequeno viamonense.
Paulo Roberto, que defendeu clubes como Cruzeiro, Botafogo, Corinthians e Atlético Mineiro, não poupa esforços para dar a melhor estrutura para os dois desenvolverem seus potenciais dentro das quatro linhas. Durante as férias, eles tiveram acompanhamento especial de um treinador e de um preparador físico. Fizeram uma espécie de pré-temporada no Campo do Tamoio, diariamente, antes de se apresentarem: “Eles se reapresentaram no início deste mês e era fundamental que estejam bem, pois este será um ano importante. Eles abrem mão de muitas coisas para jogar futebol, estão pensando no futuro. Falamos muito em casa sobre a importância de ser profissional dentro e fora de campo. Enquanto os seus colegas não estavam se cuidando eles já chegaram bem”, finalizou.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tah ao contrario o Juvenil eh do GREMIO, e o sub 14 eh do INTER...
Abração!!!