quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Marcas & Pilotos: estreantes que vieram para ficar

O aumento do número de pilotos na principal categoria do automobilismo gaúcho pode ser explicado por dois motivos. Enquanto jovens pilotos enxergam o campeonato como porta de entrada para o esporte outros talentos migram de categorias distintas para o Marcas & Pilotos.
Para a 6ª etapa do Campeonato, marcado para este domingo, em Tarumã, a estimativa é de um grid com 40 carros. Se na disputa do título a diferenças na pontuação entre os líderes é pequena, no pelotão de estreantes e a situação não é diferente. Somente 10 pontos separam o melhor colocado, o piloto Jairo da Silva do vice-líder. O piloto de Canoas possui 178 pontos. Jairo aponta a competitividade e equilíbrio como ingredientes para o resultado. “Se for feita uma análise de todas as categorias, a Estreantes é a que mais tem disputas e todas leais e sem toques”, destacou o piloto.
O vice-líder da categoria, Jorge Mottola, acredita que o desempenho dos estreantes é comparado com os das classes A e B. “Estamos largando sempre entre os 15 primeiros e, muitas vezes, chegamos na frente dos pilotos mais graduados”, ressalta. O crescimento de participantes tem sido, também, o foco dos debates entre os pilotos.
CLASSIC - O domingo será repleto de competições. Além do Marcas e Pilotos, as categorias Copa Fusca, Fórmula 1.6 e Fórmula Classic estarão presentes.
A destinada a carros antigos terá uma novidade: a participação de pilotos paulistas. O organizador da categoria, Ricardo Trein, que compete com um Alfa Romeo, confirma que cinco carros de pilotos paulistas já estão inscritos. Entre eles, estão um JK e um Puma preparados para competição. Para fazer frente aos paulistas, Trein aponta diferenças entre os regulamentos. “Lá em São Paulo eles podem trocar os motores, mas correm com pneus radiais. Aqui, os carros são calçados com pneus slick, apesar dos carros serem originais”, afirma o piloto-organizador. O evento já acontece neste sábado, a partir das 13h com alguns treinos classificatórios.
A primeira bateria do Marcas é às 13h30min deste domingo. A segunda prova é às 15h20min

Nenhum comentário: